Domingo é dia de macarrão… e futebol.

Há uns 10 anos atrás, eu tinha uns 13, 14 anos. Todo fim de semana eu fazia basicamente a mesma coisa: chegava sábado a tarde seguia rumo a casa da minha avó, que não morava tão perto, mas era na mesma cidade. E lá eu ficava o fim de semana inteiro.

No domingo de manhã, acordava sempre cedo, arrumava alguma coisa para passar o tempo e logo já saia o almoço. Diferentemente dos outros lugares, na casa da vovó o almoço no domingo saia mais cedo. Tudo por conta do futebol, que não poderia esperar.

Comíamos o já tradicional macarrão com alguma carne e sem demora íamos nos arrumar para ir rumo ao Décio Vitta, assistir aos jogos do Rio Branco. Falo no plural porque eu não ia sozinho, como se percebe. Ia acompanhado sempre do grande companheiro (em todos os sentidos, já que ele é gordinho e gente boa) do futebol, o Tio Nilson, que não sei se ele gostava tanto assim, mas ia em todos os jogos comigo.

Não importava contra quem nosso Tigre iria jogar. Sempre estavamos lá, sentados nas arquibancadas de concreto quente, saboreando um picolé de qualidade duvidosa e esperando a bola rolar. E não pense que o Rio Branco tinha grandes jogadores ou que os adversários eram grandes times. Pelo contrário. Isso não importava muito pra falar a verdade e o legal é que muita gente fazia a mesma coisa que nós.

O domingo assim era um dia diferente. Eu queria sempre que o Rio Branco ganhasse, claro, mas se isso não acontecesse, não era o fim do mundo também.

Hoje não existe mais nada disso. Raramente o almoço é na casa da vovó e o Rio Branco nem joga mais aqui em Americana. Se jogasse também, não sei se iria ver. As coisas acabaram ficando chatas demais, caras demais e perdendo força dentro de mim.

Talvez isso seja culpa minha, mas pode ser deles também. Pode ser dos jogadores que nunca mais despertaram vontade de voltar ao estádio com suas belas jogadas. Não sei bem o que aconteceu.

O certo é que tenho muitas saudades, saudades dos domingos regados a macarrão, futebol e diversão.

Deixe um comentário

