Lugar de velhinho é em…

Entrei no shopping e rodei por muito tempo, procurando uma vaga para estacionar. Estava tudo muito cheio, era começo de mês e eu já estava ficando nervoso. Quando parecia ter encontrado uma vaga, ligava a seta do carro e a surpresa: vaga exclusiva para idosos. Isso aconteceu uma 3 vezes, me deixava cada vez mais nervoso.

Depois de gastar quase 1 litro de combustível, achei um lugar para estacionar, bem longe da porta. Sou jovem, tenho pernas que funcionam perfeitamente e nem me importo de caminhar pelo estacionamento. Mas eu ainda estava nervoso, e assim que passei por mais uma vaga destinada aos idosos, o sangue subiu na cabeça.

Aquilo acabou com o meu dia. Eu entendo que devem existir vagas reservadas em muitos locais públicos, como hospitais, bancos entre outros. Mas em shopping? Para deficientes físicos até concordo, mas pra idosos não.

Qual a diferença do idoso parar na porta do shopping se ele vai ter que andar lá dentro como qualquer pessoa? Vai fazer alguma diferença se ele parar o carro 30 metros mais longe da porta?

Se o idoso tem dificuldade em caminhar, me desculpe, mas que não vá até o shopping. Não que lá exista apenas pessoas sadias, saradas. Não! Mas eu, quando tenho algum problema, não fico andando por ai à toa, exigindo mordomias. Quem vai ao shopping é pra passear (alguns pra gastar), e se não se sente bem, que fique em casa. Ninguém PRECISA ir a qualquer shopping, como se fosse uma necessidade.

Acho as pessoas tão sem educação que talvez por sentirem-se com um peso enorme na consciência tomam atitudes que não condizem com a realidade. Tentam se redimir de outros erros. Ser velho não é estar doente, e nem todo velhinho grisalho (ou careca) merece uma vaga exclusiva. Dá uma olhada por aí e veja o número de jovens sem vergonha que existem. No futuro você vai querer que seu filho ofereça o lugar pra eles? Eu não!

Chega de hipocrisia. Se for pra ceder o banco do ônibus, entrar na fila do banco ou do hospital na minha frente, eu não ligo. Mas no Shopping Center (ou em qualquer outro lugar supérfluo) não vem não. Se não ta bem, fica em casa quietinho que é melhor pra todo mundo.

Vale lembrar que velhinhos como Sarney, Maluf fazem parte desse time. Ainda prefiro decidir se devo ceder meu lugar ou não para um idoso. Respeitar é uma coisa, tratar como rei é outra, totalmente diferente.

2 pensamentos sobre “Lugar de velhinho é em…

  1. Por quê não facilitar para um consumidor que pode ter um potencial financeiro até maior do que eu e você?
    Por quê não colaborar com as mudanças biopsicossociais do envelhecimento pelas quais eu e você passaremos? (se não morrermos logo, né?)
    Por quê não irritar propositalmente jovens rebeldes com vagas exclucivas para idosos?

    Eu nao poderia citar todos, mas são vários os motivos que levaram a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, estabelecer em seu art. 41 a obrigatoriedade de se destinar 5% (cinco por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos.

    Para maiores informações

    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/REPUBLICACAO_RESOLUCAO_CONTRAN_303_08.pdf

    e

    http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2003/L10.741.htm

Deixe um comentário

