Montevidéu, 1986

Nasceu. Chegou ao mundo já com um sentimento enorme de arrependimento. Tem certeza que deveria ter vindo antes, e esse pensamento já faz dele uma pessoa triste e carrancuda, desde o primeiro dia de vida.

Queria ter vindo antes para ver Pedro Rocha jogar. Dario Pereira, Sócrates e a Seleção de 82. Pelo que ficou sabendo, ainda no hospital, era uma equipe fantástica. Jogavam o que se chama de “futebol arte”, tão comentado pelos nostálgicos.

Não viu nem a Seleção de 86 desfilar pelos gramados mexicanos. O jeito vai ser se dedicar a Copa de 90, mesmo tendo uma leve impressão de que vai ser um grande fiasco. O tal do Lazaroni que estão contratando é um péssimo profissional. É esperar pra ver.

Mas nem tudo está perdido. Como um médium, vê um futuro futebolístico brilhante. Tem absoluta certeza que irá torcer por um grande time e vê-lo campeão inúmeras vezes, até do campeonato mais importante do mundo. Não vai ser difícil também ver a Seleção Brasileira ganhar alguma Copa do Mundo, mesmo que não seja em 90. Uma hora vai ganhar.

Se não viu a classe de Pedro Rocha, um autêntico camisa 10, verá a raça uruguaia encarnada num outro jogador, que pelo que consta se chamará Diego Lugano. Nem sempre a técnica resolve as partidas, e é por conta disso que o futebol é fantástico. Ele dá a oportunidade dos limitados tecnicamente terem seus momentos de glória. Basta que estes tenham vontade, se superem. No fim das contas, todos entrarão na mesma história e escreverão a seu modo sua passagem pela vida.

Vê até o nascimento (ou a consagração) de um “goleiro mito”. Parece que ele vai fazer o que ninguém jamais fez e que isso será motivo de orgulho para muitos torcedores.

Ele vai esperar pra ver. Mesmo sem ter a certeza de nada. Afinal, a história está sendo escrita diariamente, por todos, e uma insignificante vírgula na vida de alguém pode mudar completamente o rumo de tantas outras vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s