Vem pro debate, vem!

Político no Brasil morre de medo da internet. A mesma ferramenta que foi usada com maestria por Barack Obama é descartada por aqui. O bom exemplo virou sinônimo de ameaça.

Não é de hoje que temos políticos totalmente despreparados para exercer tal função. E a culpa não é só deles. Com um eleitorado que não sabe votar, que vota no “mais engraçado” ou no mais famoso, não é de se espantar que os candidatos e conseqüentemente os eleitos sejam tão despreparados. Alguns sabem dessas fraquezas, e acabam se aproveitando disso.

A internet é um dos veículos de comunicação mais rápido. Ela consegue unir pessoas distantes, disseminar ideias (positivas ou negativas) e atrair a atenção para os que tem menos visibilidade. Na internet, todos são iguais no quesito tempo, tão debatido na repartição do horário eleitoral. Mas por que o medo?

Todas essas vantagens escondem grandes perigos quando não são bem administradas. A rapidez faz com que a internet seja um lugar de encontro entre pessoas distintas, e assim pode representar um embate entre político e eleitor. Nesse caso, eles não teriam espaço para decorar textos melancólicos ou aparecer com a maquiagem impecável frente às câmeras. E aí e que mora o perigo.

Políticos brasileiros não sabem lidar com isso, salvo raríssimas exceções. Questionamentos mais fortes e que tenham fundamento, levariam esses candidatos à loucura ou ao desespero. Se calariam e assumiriam que não estão capacitados para tal função, ou se rebelariam, soltando palavras de baixo calão e deixando aquela serenidade das propagandas de lado. Isso tudo afastaria seu público, que conheceria uma versão mais “sincera” daquele “boneco” domado por marketeiros.

Seria a perda dos votos, da eleição e de uma imagem construída por muito tempo com muita maquiagem e discurso pronto.

Para eles é mais fácil falar na TV, com um texto lindo e dramático escrito por um bom redator e sorrir ao final do tempo. Na internet eles preferem no máximo mandar um email indesejado para sua caixa postal. Mas nada de discussão, por favor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s