Você pode falar todos os idiomas do mundo e mesmo assim não ser compreendido

A mesa deles estava localizada bem no meio da praça de alimentação. Todas as cadeiras estavam ocupadas, e mulheres se misturavam a alguns homens. Não contei, mas passavam de 20 no total. Eles riam, brincavam uns com os outros. Aqueles jovens pareciam se divertir bastante. E tinham uma diferença: não emitiam qualquer som, o que era quase impossível em condições normais.

Provavelmente todos tinham algum problema de audição, e todas as brincadeiras e conversas eram feitas através da linguagem de sinais. Eu e a Maine estávamos perdidos, sentados na mesa ao lado, acompanhando tudo aquilo.

Se eles falavam bem ou mal de nós ou de qualquer outra pessoa, ou se conversavam sobre um assunto de interesse de todos eu não pude perceber. E isso é muito frustrante. Vivemos numa sociedade que nos obriga a saber falar e entender o inglês, francês, chinês e mais um milhão de idiomas para que possamos “nos dar bem na vida”, mas a linguagem de sinais é ignorada.

Diante daquela situação, penso que deveria ser obrigatório nas escolas o ensino da linguagem de sinais. É muito mais fácil encontrarmos alguém com problemas auditivos no nosso convívio do que algum americano que venha pra cá, seja a trabalho ou apenas para curtir uma praia e algumas mulatas.

Talvez pensar assim seja mais humano, embora nosso mundo não seja nada amistoso. Pode parecer utopia, mas medidas simples como esta poderia agrupar mais as pessoas, diminuir o preconceito e dar condições iguais pra todos, com deficiências ou não.

E assim eu não me sentiria mal por não saber absolutamente nada sobre o mundo dos que possuem deficiência auditiva. Nem eles por não saber do nosso mundo que supostamente é normal, mas um tanto quanto cruel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s