Camisas de times de futebol, publicidade e atitude. Hoje é tudo retrô.

Coisa linda, não?

Hoje, mesmo com a suposta modernidade em que vivemos e a velocidade do tempo que vai nos consumindo, o que vale mesmo é ser “retrô”. Até vimos, vez em quando, algum lampejo de modernidade e inovação em algumas áreas – principalmente a tecnológica -, mas é certo que a grande maioria das atitudes, formas e o “design” é inspirado em algo do passado.

E pelo que tudo indica, o fato de se apoiar nas décadas anteriores traz à tona a falta de criatividade da atual geração, o que nas mãos dos novos publicitários/marketeiros se torna mais um motivo para as empresas faturarem.

Um bom lugar para fazer esse tipo de observação é no meio do futebol. Com o crescimento da economia do país, os times passaram a faturar mais, principalmente com patrocínios nas camisas de jogo. Dessa forma, as belas camisas dos anos 60, 70, 80 e 90 se transformaram nos dias de hoje num grande painel de anúncios nos corpos dos jogadores. Feio no ponto de vista visual e deprimente para os torcedores que tinham como hábito/paixão comprar todo ano o “manto sagrado” da sua equipe do coração.

A saída pra não desanimar o torcedor foi resgatar as antigas camisas, as chamadas retrôs, que possuem apenas o escudo do time e o nome do fabricante. Quase todas as equipes possuem esse tipo de produto, o que mostra que o torcedor não se anima nem um pouco em comprar uma camisa que mais parece um abadá, como são as atuais.

Assim, temos a convicção de que o futebol não trata a comunicação e o marketing como deveria, de forma profissional e adequada para um esporte que desperta tanta paixão. O futebol não é um mercado comum. Os times não são empresas comuns. E isso deve ser levado em consideração em cada ação de marketing.

Muitas vezes, ganhar muito dinheiro com patrocínios de camisa faz com que o time perca dinheiro na venda de camisas de jogo, ou tenha que ter ações “tapa buraco” como as que são feitas atualmente. E as inovações, camisas marcantes para daqui há 10, 20 anos que poderiam ser usadas hoje para serem lembradas e veneradas “amanhã”, perdem espaço na história. É como se a história do futebol e das equipes tivessem estacionado no tempo.

Culpa da falta de ousadia e de boas idéias. O que pode ser lamentado, profundamente, hoje e certamente daqui 10 ou 20 anos. Quem viver lamentará.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Camisas de times de futebol, publicidade e atitude. Hoje é tudo retrô.

  1. Concordo plenamente que as camisas dos times de futebol atualmente, mais parecem com macacões de pilotos de formula 1. É lamentável, mas acima de tudo inevitavel. Com os anos de infração e o empobrecimento da população brasileira, vimos país europeus ditarem os conceitos que até hoje são dominantes em termos de marketing esportivo. Até então, proibida qualquer divulgação nas camisas dos times de futebol, os clubes amargaram com dívidas enormes e tendo como sua principal fonte de renda a venda de atletas e o faturamento da bilheteria. Hoje esta realidade começa a se modificar, temos por um lado o licenciamento de marca com valores cada vez mais crescentes, além dos direitos de transmissão de jogos para TV aberta, paga, internet e outros meios, a venda de atletas, ainda como a principal fonte de receita por princialmente os times de menores expressão e a publicidade na camisa que passa por um momento de euforia, mas que certamente terá em poucos anos uma acomodação e veremos uma realidade como a vivida por clubes espanhóis que como o Barcelona, só estampa em sua camisa a marca da Unicef.
    Pagamos um preço alto pelo atraso causado pela inflação e por anos de ignorância mercadológica.

    • concordo com parte do pensamento. mas convenhamos: fazer o que estão fazendo é bem mais simples e cômodo. ninguém está muito a fim de por a mão na massa mesmo e pensar soluções mais inteligentes e esteticamente bonitas. pensam que “todo mundo faz assim, vamos fazer também”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s