O fogo que consome a história mas não a hipocrisia

Americana hoje – 08/10 – amanheceu mais triste. Amanheceu mais pobre, sem um pedaço da sua história que pegou fogo na última noite. Uma das últimas casas do bairro de Carioba – antigo 1º grupo escolar da cidade -, que foi o berço da cidade, foi incendiada sabe-se lá por quem durante a noite e tudo se foi. No local, dizem que morava uma família, além de ser o “barracão” de uma  escola de samba da cidade.

O fato precisa ser lamentado, ainda mais se comprovado que foi um incêndio criminoso. Mas os americanenses precisam deixar a hipocrisia de lado. O local, que é histórico, estava abandonado há muitos anos. Um prédio histórico como aquele não deveria nunca ser habitado, nem ser usado como barracão de escola de samba, muito menos funcionar ali um bar – como funcionou até pouco tempo o finado Bar do Lenga. Nada contra o Lenga ou quem frequentava, nem contra o samba, nem contra as pessoas que moram ali; mas um lugar como este deve ser preservado pelos cidadãos e principalmente pela Prefeitura. Não é o que vinha acontecendo.

Agora todos lamentam. Choram a destruição, que de fato é chocante. Mas o que se tem a fazer agora? Não é melhor zelar pelas coisas quando elas ainda existem? Não é melhor preservar o que ainda está de pé?

Há poucos metros dali existe o Clube do Vinil, que também está instalado num casarão histórico da cidade. Não importa se é bar de rock, pop ou pagode, o fato é que uma acomodação como aquela também está sujeita a problemas como o da casa histórica. Quem garante que um incêndio não possa ocorrer na cozinha do Clube do Vinil e destruir mais uma boa parte da história de Americana? E depois de acontecer – se acontecer -, vão culpar quem?

Acho importante cuidar do que é nosso, mas sem demagogia. A área de Carioba, em Americana, está jogada às traças há muitos anos. Muitos lugares parecem mais depósitos de lixo do que instalações históricas. Que tal começarmos a cuidar do que sobrou depois do incêndio? Ainda dá tempo se deixarem o discurso de lado e agir com mais rapidez e competência.

Mais fotos aqui

Anúncios

Um pensamento sobre “O fogo que consome a história mas não a hipocrisia

  1. Continua tudo da mesma maneira em Carioba | Risca e faz de novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s