Temos motivos suficientes pra reclamar

Americana nas últimas semanas está parecendo um vulcão em erupção. Devido aos “grandiosos” vereadores da cidade, que pediram um aumento de quase 60% – tudo feito na sacanagem, sem nenhuma transparência -, muitas manifestações e críticas foram feitas em diversos lugares. Depois disso, claro, os vereadores voltaram atrás – ou estão querendo, pra não ficar feio já que ano que vem é ano de eleições e eles temem perder o bom “emprego” que tem.

Não quero escrever mais um texto metendo o pau nessa gente. Não vale a pena. Queria apenas fazer uma reflexão. Pra você, quanto deveria ganhar um vereador que honrasse o cargo que tem?

Sinceramente, acho que 5 mil reais não é um salário tão grande assim para um vereador. Discordo totalmente da maneira que quiseram fazer o reajuste aqui em Americana, mas acho que vale pensar um pouco mais e comparar. Uma cidade nada mais é do que uma empresa – talvez a maior desse mesmo município. É onde roda muito dinheiro, é onde as pessoas reclamam de problemas em todas as esferas e é de onde devem sair as soluções para os problemas. É onde tudo acontece, e é de onde a gente depende diretamente, pra ter saúde de boa qualidade, segurança, educação para os jovens e tudo o que um Governo deveria nos oferecer por “comer” boa parte do que ganhamos em nossos empregos.

Um prefeito ou vereador tem muitas responsabilidades. Se um diretor de uma grande empresa ganha 10, 20 ou 50 mil reais mensais, por que que um vereador deve ganhar “só” 5 mil? Não é pouco pelo fardo que deveriam carregar?

Não é um salário de fome, mas não é compatível com as responsabilidades que assumem – ou deveriam assumir. Não me importaria que os vereadores da minha cidade ganhassem 10, 20 ou 30 mil reais, por exemplo, desde que fossem honestos, fiscalizassem as obras da cidade – Americana está cheia delas e canteiros de obras é o que não falta – e trabalhasse para o bem da comunidade, e não para seus partidos ou grupo de amigos servindo de despachantes de luxo, como o Jornal O Liberal noticiou dias atrás. E que não metesse a mão num único centavo de dinheiro público, nem recebesse propina para favorecer este ou aquele.

Desculpe, mas é demagogia demais achar que uma pessoa vai disponibilizar seu tempo pra “trabalhar pelo povo”, sem receber dignamente – ou muito bem – por isso.

O grande problema do aumento ou da remuneração dos vereadores é que eles não se dão o “respeito”, não honram com suas responsabilidades e não fazem questão nenhuma de esconder isso. Vereador – ou qualquer outro tipo de político -, gosta de aparecer em quermesse de igreja, festa junina de escola quando estão em campanha e em mais um monte de evento que funcionaria muito bem sem suas presenças nefastas. Mas é aí que eles gostam de estar, e não nos canteiros de obras, ou que fossem em seus gabinetes ouvindo aqueles que tem algo construtivo pra dizer. “Isso é besteira”, pensam eles.

Por conta disso, a população nunca irá aceitar qualquer tipo de aumento pra essa gente, simplesmente porque eles não fazem por merecer. Pra grande maioria, mil reais é muito pelo pouco que fazem. Querendo eles ou não, os vereadores são nossos funcionários, trabalham para o povo e não o contrário. Mas eu sei que a minha visão é utópica demais, sonhadora.

Enquanto isso não ocorre, a gente deve continuar fiscalizando. E sempre que houver qualquer tentativa de roubo contra nosso suado dinheiro que é convertido em impostos – porque eles só levantam a bunda da cadeira pra isso -, a gente vai e protesta. E se possível põe na cadeia, porque é lá o lugar dessa gentalha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s