A chuva vem pra lavar o corpo e esconder as lágrimas

O fato de ter o hábito da leitura faz com que você, mais cedo ou mais tarde, se deite com algum livro clássico da literatura. Comigo até demorou, mas não poderia fugir à regra. Logo no primeiro dia do ano me veio à mão “Um certo capitão Rodrigo”, de Érico Veríssimo. Livro muito bom, não só pela estória, mas por ter como pano de fundo as revoltas no Rio Grande do Sul nos séculos passados.

E quando você pega o gosto por uma coisa, é meio difícil controlar. Logo em seguida comecei ler “Vidas secas”, de Graciliano Ramos. Mas não quero aqui fazer um post falando dos livros e suas histórias. Quero sim falar de um assunto que é tratado no livro que leio atualmente e é muito comentado no mês de janeiro. Quero falar da chuva.

Engraçado como a chuva é tratada por nós de maneira tão diferente e peculiar. Para o pessoal do Nordeste – e nesse ano também no extremo Sul – do país, a chuva é tratada como salvação devido à seca que castiga a terra. Em outros, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, é um tormento cada vez mais assustador. E todo ano é a mesma coisa.

Não queria aqui fazer projeções, apontar culpados. Eles não existem. O que existe é um mundo estranho, feroz, que sabe-se lá por qual motivo está sempre testando as pessoas. E é de se admirar a esperança dessa gente, que anda sempre lutando pra viver mais e melhor, mesmo sabendo que, “dia mais ou dia menos”, uma chuva pode vir e levar tudo o que se juntou numa vida inteira.

A esperança, crua e inocente, é um fenômeno para ser admirado. E jamais entendido.

Anúncios

5 pensamentos sobre “A chuva vem pra lavar o corpo e esconder as lágrimas

  1. Sempre gostei da chuva. Nunca me escondí e nunca entendí o porque das pessoas fazerem isso.
    Eu realmente sinto por quem não tem essa oportunidade – tão frequente como nós temos – de ter a alma lavada vez ou outra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s