Cada coisa no seu tempo

Quando eu era criança resolvi fazer um pequeno zoológico. Um mini zoológico particular. Peguei um pote de plástico transparente, com tampa de rosquear, que um dia havia acomodado biscoitos amanteigados.

Quando os biscoitos acabaram minha mãe resolveu guardá-lo para reaproveitá-lo um dia. É sempre bom ter um pote guardado caso um dia você queira guardar algo.

Um pote é um pedaço de espaço.

 Caminhei até um terreno baldio que ficava próxima a minha casa e coloquei um pouco de terra no fundo do pote, depois me apropriei de algumas folhas caídas das árvores e pequenos pedaços de gravetos. Feito isso comecei a coletar insetos. Um tatu-bola, uma aranha papa-moscas, uma minhoca, uma formiga, outra formiga, uma borboleta com a asa quebrada e uma joaninha. 

Satisfeito, fui pra casa, instalei meu microcosmo sobre a cama e passei o resto do dia a admirá-lo. No início, os insetos eram muito ágeis e inquietos, uns mais outros menos, mas com o passar das horas o ritmo foi diminuindo e se tornando uniforme. Passado um pouco mais de tempo não se podia diferenciar, por exemplo, a velocidade precisa da aranha com a vacilante lerdeza da joaninha. Tive a impressão de que quando eles tomaram conhecimento de sua condição, de sua impotência frente os limites de seu novo e restrito mundo, de sua infinita solidão e do entorpecimento da vontade, eles passaram a apresentar um ritmo semelhante.

Quando a vontade e o oxigênio começaram a rarear, os insetos que dividiam o mesmo espaço passaram a partilhar do mesmo tempo.

Pra mim todos os insetos eram iguais.

Eu não sabia que era preciso fazer furos na tampa do pote.

Eu não sabia que partilhamos o mesmo espaço, mas não partilhamos o mesmo tempo. 

Lourenço Mutarelli, em “O Teatro de Sombras”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s