Quando o cliente tem alguma razão

Eu sempre achei uma babaquice sem tamanho esse negócio de dizer que o cliente tem sempre razão. Muitas vezes isso é usado por gente sem-vergonha, que se aproveita de certas situações pra levar vantagem nos negócios. Claro que depende muito de cada situação, mas o que deve sempre imperar numa relação humana – seja na venda ou não – é o respeito e a honestidade – xiii!

Mas dessa vez eu, como cliente, tenho razão.

Faz dias que preciso contratar um serviço aqui para empresa que trabalho. Não é um serviço muito comum, que qualquer um faz. Precisava consertar uma máquina contadora moedas – se você souber de alguém que faz manutenção nessas máquinas, me avise. Ela é uma “mão na roda”. Separa e conta tudo certinho, mas como tudo nessa vida, tem lá seus momentos de “baixa” e as vezes precisa ser levada para um especialista.

Acontece que o “especialista” furou em 3 ocasiões. Falou que vinha – de São Paulo -, mas no fim das contas não veio em nenhuma delas. Nem um telefonema pra dizer qualquer mentira desmarcando a visita. NADA! A solução – talvez única – foi arrumar outra pessoa/empresa que fizesse o serviço.

Tudo beleza. A máquina foi pro conserto e voltou boa. E o “mardito” do especialista, enfim, deu as caras. No dia que a máquina ficou pronta, ele – aquele que não deu satisfação em 3 ocasiões só neste ano -, resolveu ligar pra dizer que já estava chegando. Estava em Campinas, coitado. Não tive outra alternativa: falei que a máquina já estava pronta, e que se ele não se importasse, poderia voltar pra São Paulo porque eu não queria mais seus serviços.

O “Hômi” ficou uma fera. Indignado pelo fato de eu arrumar outra pessoa pra fazer o serviço que ele achava ser dele e mandá-lo de volta. Mas peraí, a culpa nesse caso é de quem?

Não sei, mas acredito que nosso país sofre muito – e isso fica evidente nas relações profissionais – com o tal jeitinho brasileiro. O que se fala hoje é ignorado amanhã e assim as coisas vão caminhando. Tá na hora de acabar com isso. É preciso evoluir mais do que financeiramente; é preciso evoluir moralmente.

Eu liguei, fui atrás e nada do cara me atender. Nem satisfação era capaz de dar. E se ele fizesse o trabalho que deveria, teria chegado no mínimo com uma semana de atraso. Aí o cliente reclama, e nesse caso, tem razão.

E a questão seria muito fácil de ser resolvida se fosse só com esse cidadão. O problema é que muita gente – pra não dizer quase todo mundo -, se sente no direito de dizer uma coisa e não cumprir alí, 5 minutos depois.

Ignorar essa gente é o primeiro passo pra tirar de circulação não só péssimos profissionais, mas também pessoas de caráter duvidoso. Quem sabe eles não sirvam de exemplo pra quem quer fazer as coisas certas. O problema é ter que tirar de circulação a grande maioria dos profissionais/pessoas. Aí vai ser complicado.

Mas a gente vai tentando. Não custa nada.

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6 pensamentos sobre “Quando o cliente tem alguma razão

  1. Sabe, essa questão é bem delicada. E eu tenho impressão que o “cliente tem sempre razão” menos quando sou eu! haha

    Eu tenho um caso desse mas o contrário(será?). Trabalhei em um lugar uma vez que ia uma nega 1x por semana limpar as salas. Tudo bem. Certa vez a nega SOME do mundo, sem dar satisfação. Não aparece em uma semana, não aparece na outra..até que minhas chefes ficaram p** e arrumaram outra pessoa. Aí, um belo dia, ela resolve aparecer pra trabalhar como se nada tivesse acontecido. E eu, como ficava muito tempo sozinha, fui orientada a NÃO abrir a porta pra ela. Mas essa mulher ficou brava, mas ficou brava! Disse que era um absurdo, que ONDE JA SE VIU ninguém dar uma satisfação pra ela!! E eu, coitada de mim, disse pra ela ligar depois e conversar com as chefes. Pois bem, ela ligou e sabe oq ela disse?! Que ela chegava e não tinha ninguém pra abrir a porta! AHUAHUUHUHA me culpou ainda!!
    Igual o cara que desmarcou mil vezes e um dia quis aparecer quando deu na telha e achou ruim que você resolveu seu problema.

    Aí, nego reclama que não arruma emprego. Vai entender….

    • Pois bem. Na verdade acho que as pessoas se passam por dissimuladas pra levar vantagem nas coisas/situações. E o que não falta é gente assim, que sabe exatamente do que acontece, mas faz de conta que não sabe, que não viu.
      Depois querem justiça, honestidade e mais um monte de qualidade aí das pessoas.

  2. Há quase 9 anos trabalho com Relacionamento com o Cliente e nesse tempo aprendi que nem sempre o cliente tem razão, mas ele é sempre a razão.
    É a nossa razão de estar aqui!

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