O discurso pela educação está escrito errado

O discurso e o clamor por mais investimento em educação é no mínimo curioso. Segundo dados, o Brasil é um dos países que mais investem em educação no mundo, ultrapassando países tidos como modelos e desenvolvidos. A questão é: como esse dinheiro está sendo investido? Será que esse dinheiro está chegando onde precisa?

Também acho que professores deveriam ganhar mais. Mas será que pagando o dobro para um profissional – seja ele qual for -, ele apresentará um resultado 2 vezes mais satisfatório? Se seu chefe te pagasse o dobro, você faria 2 vezes mais o que faz hoje nas mesmas horas trabalhadas?

Nos primeiros meses isso pode ser bom. O professor vai trabalhar motivado e terá um ganho grande na sala de aula. Mas depois de um tempo, ele certamente vai esbarrar em sua própria limitação, e mesmo ganhando bem não vai avançar de maneira que os alunos – ou seus pais e eventuais testes – gostariam. Isso acontece porque muitos professores são formados em escolas precárias, em faculdades que não tem o mínimo de condições para formar profissionais aptos a ensinar, a lidar com jovens e por aí vai.

E outra: que escola temos hoje em dia? Ela é suficiente pra formar um jovem? Nada contra todas as matérias, mas será que a escola forçando os alunos a decorar fórmula de física ou número atômico de elemento químico está contribuindo para o desenvolvimento de uma criança?

Professores ganham mal porque trabalham no Brasil, onde 90% da população ganha mal. E não adianta ficar comparando o salário de professor com o Neymar, isso é babaquice e perda de tempo. Professores e médicos – que trabalham no SUS – devem ganhar muito mais do que ganham, claro, mas principalmente os professores devem ser aprimorados para que avancem sempre, no salário e no conteúdo.

E pra quem tem interesse nesses dados, leia o livro “O que o Brasil quer ser quando crescer?” que lá explica tudo certinho.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s