Como se reclamar da espionagem americana fosse enterrar nossos defeitos

Tudo indica que o Brasil está na mira dos mais poderosos – e curiosos – países do mundo. Por aqui se fala de tudo um pouco, mas o assunto “espionagem” toma conta de boa parte do noticiário. E não era pra menos.

Depois que descobriram que os Estados Unidos – e agora também o Canadá – andou espionando órgãos brasileiros, muita gente esbravejou. Com razão, claro. Ninguém tem o direito de ficar bisbilhotando a vida alheia assim, sem permissão. Sabemos que nesses casos, os interesses são puramente comerciais, afinal, ninguém quer saber o que a Dilma fofoca com suas amigas sobre a suposta impotência de um assessor. Mas vale aqui a reflexão: será que nossa sociedade/povo tem moral – daquela de estufar o peito – pra reclamar de alguma coisa agindo da maneira que agimos?

Imagem

Vivemos, assim como os Estados Unidos, numa sociedade do espetáculo. Preferimos gravar com o celular o motoqueiro acidentado agonizando no chão do que chamar o socorro de uma ambulância. Preferimos passar as noites do primeiro trimestre do ano em frente à TV, assistindo o Big Brother pra ver o que aquelas pessoas fazem trancadas numa espécie de prisão. Preferimos jogar a culpa nos outros pelos nossos fracassos do que reconhecer os próprios erros. Será que temos moral pra reclamar que andam bisbilhotando nosso dia a dia? Será que nossa conduta, nos últimos tempos, tem sido exemplar à esse ponto?

Não é questão de justificar, longe disso. Mas não custa nada uma reflexão sobre o que estamos fazendo, o que queremos e principalmente o que andamos fazendo com os nossos dias. Alguns jornais, por exemplo, cobram atitudes enérgicas do Governo quanto à isso, mas no “caderno de celebridades” usa e abusa dos fatos da vida alheia, falando o que fulano fez ou deixou de fazer, ou se a sicrana está saindo com este ou aquele.

Contraditório, não? Não custa nada pensar sobre o tema antes de sair por aí falando bobagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s