A promessa do dinheiro fácil

Misha Glenny cibercrime resenha companhia das letras livro fraude cartões de crédito

Terminei de ler “Mercado sombrio: o cibercrime e você”, de Misha Glenny. Gostei.

Eu, até ler este livro, não fazia ideia de como funcionava toda essa atividade criminosa de fraudes em cartões de crédito, principalmente no famoso “chupa cabra”, que vira e mexe encontramos ou ficamos sabendo de sua existência num caixa eletrônico qualquer. Nesse sentido, o livro é bem esclarecedor e nos mostra com detalhes como funciona, quem o faz e como esse pessoal se organiza.

Mas o que mais me chamou a atenção nesse livro foi a explicação de como esses anúncios de dinheiro fácil, que até então eu achava que era uma mentira deslavada, são verdadeiros e que invariavelmente fazem parte dessas organizações criminosas. Misha Glenny diz que esses anúncios que vimos com frequência sobre pessoas que ganham dinheiro em casa são reais, e funcionam assim: o sujeito, para receber um determinado valor, precisa apenas emprestar seu nome aos fraudadores de cartões e cibercriminosos, que utilizam uma conta bancária aberta em seu nome para a movimentação do dinheiro desviado. Nesse caso, o dono da conta sequer sabe sua senha, é um laranja pra esse pessoal fazer as tramóias no mundo virtual.

Ou seja, se você quiser correr o risco, pode clicar num desses anúncios. Basta estar disposto a contribuir com esse pessoal que uma parte desse dinheiro vai pingar no seu bolso.

É um bom livro, esclarecedor e muito bem escrito. E serviu para desmistificar os anúncios de aumento de pênis. Esse aí é mentira total, e a única coisa que vai acontecer se você clicar é instalar um trojan no seu computador. Cuidado com os milagres, nesse caso eles não existem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s