Um sujeito desmotivado

Até que ponto algo ou alguém pode nos motivar?

A pergunta pode não fazer sentido, mas vai de encontro com o que venho observando. Trabalho com uma equipe de vendedores, e o mantra da profissão diz que eles devem estar sempre motivados para exercerem suas atividades com eficiência e atingirem resultados. Mas o que pode e o que não pode motivar uma pessoa?

Nunca acreditei na motivação barata. A motivação, pra mim, vem de dentro, e é fruto da vida que cada um leva. Não acredito em palestras motivacionais, ou em livros de auto-ajuda que prometem mudanças rápidas e salvadoras. Podem dar resultado, claro, desde que a pessoa que ouve, assiste ou lê esteja realmente disposta a mudar.

Lembro do meu primeiro dia de aula na PUCC. Fomos levados para o teatro da universidade, e depois de vídeos e palestras sai de lá com a sensação de que estava num céu acadêmico. Parecia um sonho, não sabia que entrar numa universidade era algo tão mágico como eles disseram e mostraram. Até foi, mas só na primeira semana. A motivação “barata” durou até as aulas começarem e eu ver como seria difícil enfrentar aqueles próximos anos.

No fundo, acredito que tudo tem a ver como a gente enxerga as coisas. Um jogo amistoso pode sim ser motivante, desde que você o encare como mais um desafio, e não apenas como mais 90 minutos de bola rolando.

Tudo depende de quem vê, e principalmente de quem sente e gosta de fazer algo. Para aqueles que levam as coisas sempre em modo “tanto faz”, fica difícil de mudar. Pode esfregar dinheiro na cara, dar bronca, fazer o que for. Motivação, felizmente, é algo que vem de dentro. Não tem palestrante que dê jeito em gente desanimada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s