A famosa e deliciosa “caixinha de fim de ano”

Entendo quando chega dezembro e o lixeiro passa gritando “caixinha do lixêêêroooo!!!”. Coletar lixo é uma desgraça e não custa dar $10 conto ou uma garrafa de sidra pros caras. Mas e as outras profissões que pedem a famosa “caixinha” no fim de ano?

Nessa época, é comum encontrarmos em muitas empresas a “caixinha dos funcionários”. Lojas de roupas, restaurantes, casa de parafusos…

caixinha fim de ano dinheiro contribuição funcionários

O caso do lixeiro é exceção. Imagine: o sujeito passa o ano inteiro pegando lixo – lixo! – na porta da sua casa. É uma profissão sofrida, e uma sidra no final do ano é pouco – até pelo preconceito velado que temos com esses profissionais.

E as outras profissões? Qual o sentido de pedirem uma ajudinha no final do ano?

Quem pede “caixinha” são funcionários de pequenas empresas, e que sempre precisam, como qualquer pessoa, de uma ajudinha extra. No caso de um restaurante de preço popular, por exemplo, os clientes teoricamente são exatamente do mesmo nível dos garçons, balconistas ou faxineiras. Ou seja, estão na mesma. Não tem sentido pedir ajuda pra quem está na mesma situação que você.

Dias atrás o Jornal O Liberal publicou que não autoriza qualquer funcionário a pedir “caixinha” nesse fim de ano usando o nome da empresa. Acho correto, até porque quem está prestando um serviço está recebendo. Se acha que está sendo mal remunerado, existem outras formas de aumentar o salário, e não pedindo dinheiro pros clientes do jornal.

caixinha fim de ano dinheiro contribuição funcionários

A lógica da “caixinha de fim de ano” segue a mesma linha dos “10% do garçom”, do “couvert artístico”… Ou seja, sobra pra quem não deveria sobrar.

Se for pra dar “caixinha” pra alguém, que seja pra quem precise. Pode ser pro mendigo do farol, pra criança que lava o para-brisa ou pro lixeiro, que passa sempre pegando o que você descarta de pior. E se não quiser ajudar, não precisa. Doe apenas quando tiver vontade.

E tudo isso também vale para o “bom princípio!”. Viu molecada?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s